O reconhecimento facial é uma tecnologia de segurança biométrica que possibilita identificar ou validar a identidade de uma pessoa, e essa tecnologia pode ser usada através de fotos, vídeos ou em tempo real.
As pessoas já estão familiarizadas com a tecnologia de reconhecimento graças aos smartphones de última geração, que possui a possibilidade de desbloquear o aparelho através do rosto do usuário.
O reconhecimento facial possui algumas etapas que podem variar, mas normalmente seguem esse padrão:
Captura do Rosto
Utilizando uma câmera, é necessário capturar a uma imagem do rosto da pessoa, podendo ser de perfil ou de frente.
Análise do Rosto
Depois de capturar a imagem do rosto, a imagem é analisada e o software faz uma leitura da geometria do rosto, alguns fatores para a análise são: distância entre seus olhos, distância entre a testa e o queixo, formato da maçã do rosto, profundidade das órbitas oculares e o contorno dos lábios, orelhas e queixo.
Convertendo a Imagem em Dados
Através de informações analógicas de seu rosto, é feita uma conversão para uma fórmula matemática gerando um código numérico chamado de impressão facial.
Quais os benefícios do reconhecimento facial?
Conforme os anos passam as empresas vão descobrindo novas funcionalidades para esta tecnologia, trazendo mais experiências para os consumidores em lojas do varejo, e até mesmo mais segurança em seus smartphones com aplicativos bancários.
Esta tecnologia biométrica oferece soluções de segurança e novas experiências para os usuários, a medida com que os anos passam o reconhecimento facial vem ganhando cada vez mais destaques em aplicativos, campanhas de marketing e até mesmo controle de presença de alunos ou funcionários.